sobre.

CD4FD71D-1C73-4AE1-AF5D-09EDF6253C06.jpg
 
 

oi, tudo bem?


Meu nome é Gabriela Barbosa, mas pode me chamar de Gabi. Tenho 29 anos, nasci no Amapá em 1990 e, desde o finalzinho de 2008, moro em Belo Horizonte, Minas Gerais. Formei em Publicidade e Propaganda em 2014 pela PUC Minas e faço mestrado na mesma universidade na área de Comunicação Social, com um projeto que relaciona literatura, leitura, sociabilidade, reconhecimento e gênero.

Comecei a escrever para a internet no início dos anos 2000, mas só por diversão. Virou um meio de ganhar dinheiro em 2009, quando publiquei meu primeiro texto no Just Lia. Em 2009 também lancei o Teoria Criativa, um blog que durou até por volta de 2016 no ar e que ficou conhecido, principalmente, pela minha incursão no conceito do armário-cápsula. Desde então, trabalho como redatora freelancer.

Em 2016, criei a newsletter Correio da Gabi, que hoje passou das 40 edições. No início, ela saía quinzenalmente, mas os esforços com a dissertação pediram uma frequência mais baixa (ossos do ofício!), então, atualmente, a news é disparada uma vez por mês.

Foi a partir de mestrado que comecei a falar mais sobre a literatura escrita (e lida) por mulheres, em uma tentativa de investigar sobre a produção literária delas e também o âmbito da crítica. Assim, em janeiro de 2019 criei o podcast uma leitura toda sua, para discutir livros escritos por mulheres e levantar algumas questões acerca da sua produção literária.

Além disso, também mantenho outro Instagram, dedicado às frases interessantes que encontro conforme vou lendo, o @enquantolia. Em 2019, participo como uma das parceiras da editora Companhia das Letras.


também estou por aqui:
instagram twitter pinterest goodreads skoob spotify